Página Inicial
Apresentação do programa das Evocações do Centenário da I Grande Guerra 
 
 
 
A Secretária de Estado assegurou na Cerimónia de apresentação das Evocações do Centenário da I Guerra Mundial, um “efetivo compromisso financeiro” por parte do Ministério da Defesa Nacional para garantir a realização das primeiras atividades, em 2014

Numa cerimónia presidida pelo Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro e que contou ainda com a presença dos Chefes do Estado-Maior dos três ramos das Forças Armadas, altas patentes militares e muitos investigadores, a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, durante a sua intervenção, enfatizou “que a utilidade de umas Forças Armadas bem preparadas e capazes é fundamental para que a Paz prevaleça sobre o Caos”, evitando-se tragédias como as Grandes Guerras.

As Evocações do Centenário da I Grande Guerra são compostas de um vasto programa que decorrerá entre 2014 e 2018 para assinalar a passagem do centenário dos traumáticos acontecimentos que afetaram Portugal e o Mundo. Berta Cabral realçou ainda que “a notória transversalidade das atividades importa diligências a nível interdepartamental para que estas evocações assumam efetivamente um carácter nacional”.

Entre muitas outras iniciativas, estão previstos apoios à investigação, seminários, congressos e colóquios, evocações militares nos ramos e exposições, publicações e, ainda, participação em eventos internacionais. Há também intenção de produzir uma série televisiva sobre o tema “Portugal e a 1.ª Guerra Mundial”, destinada ao grande público, abordando as razões que desencadearam os confrontos na Europa e no Mundo, o envolvimento de Portugal e a participação das Forças Armadas Portuguesas na Europa e em África e o impacto da guerra na sociedade portuguesa.

O programa das Evocações do Centenário será essencialmente cultural, envolvendo as escolas militares e as universidades, com forte intenção de divulgação junto dos jovens. Durante estes quatro anos, o Dia da Defesa Nacional incluirá atividades evocativas da Grande Guerra.

Cerca de 30 países preparam eventos para marcar este centenário e homenagear as famílias afetadas pela guerra.

 

DISCURSO DA SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL

DISCURSO DO PRESIDENTE DA COMISSÃO

INTERVENÇÃO DO PROF. DR. NUNO SEVERIANO TEIXEIRA

VIDEO DA CERIMÓNIA

 

 

Footer
Desenvolvido para a Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da I Guerra Mundial - CDD/SG/MDN - 2013