Página Inicial

Município de Barcelos evoca combatentes da Grande Guerra 
 
 
No âmbito da evocação do Centenário da I Guerra Mundial e numa parceria com o Exército Português, a Câmara Municipal de Barcelos...
 

No âmbito da evocação do Centenário da I Guerra Mundial e numa parceria com o Exército Português, a Câmara Municipal de Barcelos inaugurou no passado dia 9 de março, nos Paços do Concelho, a exposição itinerante da Escola dos Serviços (ES) intitulada “A Guerra não se fez só com balas!”, onde é realçado o papel do apoio de serviços do Exército Português, no período da Grande Guerra.

Nesta altura foi ainda apresentada a obra “Barcelos na 1ª Grande Guerra: Honrando a Memória dos seus Combatentes (1914-1918)”, da autoria do historiador Manuel Albino Penteado Neiva, editada pela Câmara Municipal de Barcelos, com o apoio da Assembleia Municipal.

Numa cerimónia presidida pelo Presidente da Câmara, Miguel Jorge da Costa Gomes, bastante concorrida por responsáveis autárquicos, ex-combatentes e público em geral, foi destacado o elevado custo social e económico que a guerra representou para o País, sendo enaltecidas as qualidades dos militares barcelenses e a importância de se respeitar a sua memória, não permitindo o seu esquecimento.

A presença da exposição da ES em Barcelos, autorizada por despacho do Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, vem dar seguimento a uma profícua parceria estabelecida em 2013 com a senhora vereadora com o Pelouro da Educação de Barcelos, Dra. Armandina Saleiro e estará patente na Sala Gótica dos Paços do Concelho, podendo ser visitada diariamente até ao próximo dia 31 de março, altura em que, pelas 21 horas se realizará a cerimónia de encerramento com a apresentação do livro “A Guerra não se fez só com balas!” da autoria do Saj de administração Militar Alves dos Santos.

 

Footer
Desenvolvido para a Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da I Guerra Mundial - CDD/SG/MDN - 2013