Página Inicial
Parceria entre o Exército, Infraestruturas de Portugal e os Comboios de Portugal sobre as evocações: 
 
 
160 Anos dos Caminhos-de-ferro em Portugal, 100 Anos da Declaração de Guerra da Alemanha a Portugal, 100 Anos da estação de S. Bento no Porto.
 

Ao longo do mês de outubro decorreram, no Porto, algumas iniciativas que resultaram da parceria do Exército Português, da Infraestruturas de Portugal e da CP – Comboios de Portugal cujo objetivo foi evocar o Centenário da Declaração de Guerra da Alemanha a Portugal (9 de março de 1916), o Centenário da Inauguração da Estação de São Bento (5 de Outubro de 1916) e os 160 Anos do Caminho-de-ferro em Portugal (28 de outubro de 1856).

Assim, entre 3 e 23 de outubro de 2016 esteve patente ao público a exposição de artes plásticas “Lugares & Máquinas no tempo” situada na Estação de Porto São Bento e de 5 a 23 de outubro foi possível visitar, no átrio desta estação, a exposição “Ei-los que partem…”. O público mostrou grande interesse por ambas as exposições que foram fruídas por milhares de visitantes, quer portugueses quer estrangeiros.

               

Ainda no âmbito destas iniciativas realizou-se, no passado dia 8 de outubro, na Estação de Porto São Bento, um concerto pelo Quarteto de Trombones mais Percussão, da Banda do Exército, Destacamento do Porto. Nesse mesmo dia teve lugar, uma sessão de “Um objeto e os seus discursos por semana – O comboio miniatura”. No fim da apresentação foi realizada uma visita guiada à exposição “Ei-los que partem…”

               

Com a colaboração do ISEP, Instituto Superior de Engenharia do Porto, o Exército Português, as Infraestruturas de Portugal e a CP – Comboios de Portugal organizaram o colóquio “Os Caminhos-de-Ferro e a Guerra” que teve lugar no auditório daquela instituição de ensino, no passado dia 14 de outubro, a cujo encerramento presidiu Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional, com visita guiada ao Museu do Instituto de Engenharia do Porto.

               

A encerrar as iniciativas na cidade do Porto a Banda do Exército, Destacamento do Porto, atuou novamente na Estação de São Bento, no dia 21 de outubro tendo apresentado um programa que se mostrou ser do agrado do público.

                

No dia 28 de outubro, pelas 9h30, a mesma Banda Militar irá atuar em Vila Nova de Cerveira onde, a partir dessa data e até dia 3 de dezembro, as exposições “Lugares & Máquinas no tempo” e “Ei-los que partem…” poderão ainda ser visitadas.

               

Footer
Desenvolvido para a Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da I Guerra Mundial - CDD/SG/MDN - 2013