Página Inicial

Concerto Evocativo do Centenário da Grande Guerra 
 
 
Notícia do Concerto Evocativo do Centenário da Grande Guerra
 

No âmbito da evocação do centenário da participação portuguesa na 1ª Guerra Mundial, teve lugar no passado dia 18 de Maio, na Basílica do Palácio Nacional de Mafra, um concerto evocativo do conflito bélico atrás referido.

O Exército, em coordenação com a Comissão Coordenadora destas evocações, tem vindo a desenvolver um programa de atividades que já decorre desde o início deste ano e irá até 2018, permitindo assim dar particular relevo e reconhecimento aos homens e acontecimentos que marcaram de forma indelével este período do início do século XX.

Desde a realização de cerimónias evocativas, colóquios, exposições, projetos de investigação, produção de um memorial virtual, até à reedição de livros, o Programa contempla ainda a realização de concertos, em que este é o primeiro.

O concerto, cuja organização implicou o empenhamento de militares ligados a várias U/E/O do Exército, nomeadamente através da Escola das Armas, contou ainda com a colaboração imprescindível da Câmara Municipal de Mafra e da direção do Palácio Nacional de Mafra.

De realçar a presença no evento de S. Exª a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Dra. Berta Cabral, de S. Exª o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Pina Monteiro, de S. Exª o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Araújo Pinheiro, de S. Exº o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Macieira Fragoso, e de S. Exª o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Carlos Hernandez Jerónimo.

Após um breve enquadramento do evento pelo Major-General Santos de Carvalho, Diretor de História e Cultura Militar do Exército, o concerto principiou com a atuação de dois organistas, Sérgio Silva (órgão do Evangelho) e Daniela Moreira (órgão da Epístola) que interpretaram três obras a dois órgãos. De seguida, o muito público presente foi presenteado com uma atuação da Banda Sinfónica do Exército, chefiada pelo Major CBMUS João Basílio, que interpretou algumas obras a solo. A finalizar, o Coro Sinfónico Lisboa Cantat, conduzido pelo Maestro Jorge Alves, juntou-se à Banda Sinfónica do Exército e em conjunto interpretaram uma série de obras que mereceram a ovação do público.

  

   

 Vista panorâmica do concerto na Basílica de Mafra

Cumprimentos entre S. Exª o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Pina Monteiro, e S. Exª o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Carlos Hernandez Jerónimo

 

Agradecimento por parte dos organistas, Sr. Sérgio Silva e Sra. Daniela Moreira, pelo Major João Basílio, Maestro da Banda Sinfónica do Exército, e pelo Maestro Jorge Alves do Coro Sinfónico Lisboa Cantat


 

Ovação por parte do público



 

 

Footer
Desenvolvido para a Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da I Guerra Mundial - CDD/SG/MDN - 2013