Página Inicial

Exposição Itinerante Museu Militar de Bragança 
 
 
O Museu militar de Bragança, com o apoio do Exército Português, da Direção de História e Cultura militar e da Liga dos Combatentes, elaborou uma exposição itinerante, intitulada “A GRANDE GUERRA 1914 – 1918, 100 ANOS DEPOIS – RECORDAR”.

 

No âmbito da evocação do Centenário da Grande Guerra, o Museu militar de Bragança, com o apoio do Exército Português, da Direção de História e Cultura militar e da Liga dos Combatentes, elaborou uma exposição itinerante, intitulada “A GRANDE GUERRA 1914 – 1918, 100 ANOS DEPOIS – RECORDAR”.

A exposição tem como objetivos principais recordar os factos históricos, cultivar os valores patrióticos e divulgar o património militar.

O discurso expositivo foi estruturado sob o conceito do geral para o particular, versando os antecedentes do conflito, as suas fases, a intervenção de Portugal na Grande Guerra, através do Corpo Expedicionário Português (CEP), a homenagem aos mortos e o contributo de Bragança.

Sendo uma exposição itinerante, destina-se a circular por vários espaços, nos quais a mesma venha a cumprir os objetivos propostos.

Inicia a sua itinerância pelos agrupamentos escolares do concelho de Bragança, passando posteriormente para os espaços municipais, IPSS, forças de segurança e outras entidades que se prestem a acolher a mesma.

Foi inaugurada pelas 10H30 do dia 28 de janeiro de 2014 no Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, prevendo-se a sua circulação pelos vários polos deste agrupamento de escolas até 14 de fevereiro.

Previsão de circulação da exposição itinerante:

  • Agrupamento de Escolas Abade de Baçal: de 18 de fevereiro a 14 de março de 2014;
  • Centro de Memória do Forte de S. João de Deus: 22 de março a 17 de abril de 2014;
  • Agrupamento de Escolas Miguel Torga: de 06 a 26 de maio de 2014.

Não existe ainda datas previstas para a presença da exposição itinerante nos seguintes locais:

  • União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo;
  • Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública;
  • Comando Territorial de Bragança da Guarda Nacional Republicana;
  • Bragança Shopping;
  • Lares de idosos do concelho de Bragança.

A exposição estará disponível para ser exposta fora do concelho de Bragança. A mesma pode ser adaptada para ser exposta noutras localidades.

Footer
Desenvolvido para a Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da I Guerra Mundial - CDD/SG/MDN - 2013