Página Inicial

Exposição Gravidade, de José Teixeira 
 
 
O Museu Militar de Lisboa, em colaboração com a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, na continuação do projeto Evocação...

O Museu Militar de Lisboa, em colaboração com a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, na continuação do projeto Evocação – arte contemporânea, apresenta mais uma exposição evocativa da Grande Guerra intitulada Gravidade, da autoria de José Teixeira.

Sobre esta obra, José Teixeira diz-nos que «Gravidade, com tudo o que tem de ambíguo, consta de uma instalação escultórica, que contou com a participação de setenta e sete pessoas, homens, mulheres e crianças entre os dez e os oitenta anos. O projeto, iniciado em abril de 2016, partiu da ideia de representar um centésimo das vítimas portuguesas na grande guerra. A evocação dos que morreram há cem anos serve para lembrar, no presente, os milhares de migrantes, os refugiados, oriundos de zonas de conflito bélico, as crianças soldados recrutadas por grupos extremistas e, simultaneamente, para celebrar a vida simbolicamente representada nos setenta e sete participantes que comigo colaboraram na elaboração deste trabalho»

Gravidade é uma instalação concebida propositadamente para o espaço do museu, dedicado à Grande Guerra que nos pede pensamento sobre a qualidade das circunstâncias da vida e o valor das causas a que ela nos obriga. Cumpre por isso uma função essencial da arte: fazer pensamento.

José Teixeira (1960) escultor, professor e investigador, é professor de Escultura na Faculdade de Belas-Artes de Universidade de Lisboa desde 1998. Paralelamente à atividade docente desenvolve trabalho como conferencista e ensaísta nas áreas da escultura e arte pública. Enquanto escultor expõe regularmente desde 1980. Realizou algumas obras em espaço público. A partir de 1995 dedicou-se também à medalhística (tem cerca de meia centena de medalhas editadas) e à numismática (autor de duas das moedas do Euro 2004, do Mundial 2006 e dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, dos 40 anos do 25 de Abril, 2014).

A exposição estará patente até 25 de Janeiro de 2018.

Footer
Desenvolvido para a Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da I Guerra Mundial - CDD/SG/MDN - 2013