Página Inicial
Lançamento do livro Adriano Sousa Lopes - Um Pintor na Grande Guerra  
 
 
Teve lugar em 5JUN2018, nas Salas da Grande Guerra do Museu Militar, o lançamento do livro Adriano Sousa Lopes - Um Pintor da Grande Guerra, da autoria do Doutor Carlos Silveira, Edições 70, do Grupo Almedina...

Teve lugar em 5JUN2018, nas Salas da Grande Guerra do Museu Militar, o lançamento do livro Adriano Sousa Lopes - Um Pintor na Grande Guerra, da autoria do Doutor Carlos Silveira, Edições 70, do Grupo Almedina.

O livro é o primeiro estudo abrangente sobre a vida e a obra do artista oficial do Corpo Expedicionário Português em França, durante a Guerra de 1914-1918. Os resultados da sua missão, argumenta-se, têm não só importância nacional como internacional. Este livro é simultaneamente uma investigação sobre a amplitude da mobilização cultural dos países beligerantes num momento crítico da história mundial e uma análise da arte que Sousa Lopes realizou, enquanto trabalho gerador de um intenso debate no pós-guerra, fundamental para a sedimentação de uma memória coletiva do conflito e na disputa ideológica pelo legado da intervenção portuguesa.

 

 

     

Footer
Desenvolvido para a Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da I Guerra Mundial - CDD/SG/MDN - 2013