Página Inicial

Lançamento do livro “Prisioneiros de Guerras - experiências de cativeiro no século XX” 
 
 
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, presidiu à cerimónia de lançamento do livro “Prisioneiros de Guerras...

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, presidiu à cerimónia de lançamento do livro “Prisioneiros de Guerras - experiências de cativeiro no século XX”, que decorreu na sala D. João IV, na Academia Militar, em Lisboa. 

O Ministro da Defesa Nacional fez a apresentação da obra, sublinhando o simbolismo da data da apresentação, o dia 9 de Abril, precisamente a data do centésimo primeiro aniversário da Batalha de La Lys, que considerou ter sido um momento marcante na consciência nacional da sociedade portuguesa. 

O Ministro da Defesa Nacional evidenciou o trabalho de grande qualidade que o coordenador do livro, Professor Doutor Pedro Aires de Oliveira, teve ao reunir este conjunto de textos que oferecem um diferente prisma sobre a realidade dos Prisioneiros de Guerra em diferentes cenários de conflito. 

João Gomes Cravinho realçou que esses textos oferecem uma visão daquilo que são as consequências para a sociedade que olha para a guerra através do prisma dos prisioneiros. 

“Prisioneiros de Guerras” revela um conjunto de situações que portugueses – civis e militares, voluntários e conscritos – viveram quando foram capturados: da Primeira Guerra Mundial aos conflitos do fim do império, dos campos berberes da Guerra do Rif aos campos de prisioneiros alemães da Segunda Guerra Mundial, das prisões franquistas da Guerra Civil de Espanha aos cárceres privados de milícias timorenses em 1975. 

Partindo da evocação do centenário da Primeira Guerra Mundial e da Batalha de La Lys, que deu origem à maior captura em massa de soldados portugueses no século XX, os episódios aqui reunidos revelam também como as convenções internacionais sobre prisioneiros de guerra estiveram quase sempre um passo atrás das complexas realidades criadas pelas guerras modernas. 

Estiveram presentes neste lançamento o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Nunes da Fonseca, o Comandante da Academia Militar, Major–General João Vieira Borges, a editora Bárbara Bulhosa e o coordenador da obra, Pedro Aires de Oliveira.

 

      

    

Footer
Desenvolvido para a Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da I Guerra Mundial - CDD/SG/MDN - 2013