Página Inicial

“O Serviço de Saúde na 1ª Grande Guerra” 
 
 
Exposição inserida nas comemorações do 125º Aniversário do Centro de Saúde de Évora.
 

Comemorou-se no dia 27 de Maio de 2014 o Centésimo Vigésimo Quinto (125º) aniversário do Centro de Saúde Militar de Évora, CSE.

A cerimónia foi presidida por Sua Excelência o Senhor Tenente General Quartel Mestre General, Comandante da Logística, Senhor Tenente General António Noé Pereira Agostinho, pelo Exmo. Senhor Diretor de Saúde, Senhor Major General Médico, Dr. Esmeraldo Correia da Silva Alfarroba e pela Exma. Sra. Diretora do Centro de Saúde de Évora, Major Médica, Dra. Sónia Nogueira Lima da Silva de Castro Gil, nele tendo participado ilustres entidades militares e civis.

O CSE localiza-se no centro histórico da cidade de Évora, no antigo Colégio Universitário da Madre de Deus, edifício do Séc. XVI e teve a sua origem como unidade de saúde no Hospital Regimental do então Regimento de Cavalaria Nº5, cujos documentos mais antigos existentes em arquivo datam de 1889, sofrendo várias transformações e designações desde então.

O programa deste dia festivo contemplou várias atividades, entre as quais Hastear da Bandeira Nacional, Missa na Igreja da Graça e Sessão Solene, com a alocução da Exma. Sra. Diretora do Centro de Saúde de Évora, o discurso da Alta Entidade que presidiu à Cerimónia, Sua Excelência o Senhor Tenente General QMG e imposição de Condecorações. Por fim, foi proferida uma palestra pelos Srs. Oficiais do QP do serviço de saúde do CSE, subordinada ao tema “Centro de Saúde de Évora, Pontes para o futuro, na continuidade de um serviço de excelência”. Seguiu-se a visita às instalações, a atuação do Grupo de Cante Alentejano “Cantares de Évora” e o almoço Convívio servido nos Claustros do Centro de Saúde de Évora.

Inserida nas comemorações desta efeméride, e evocando o Centenário da I Grande Guerra, teve lugar uma exposição temporária de material sanitário intitulada: “O Serviço de Saúde na 1ª Grande Guerra”. Procurou-se relacionar aquelas que são atualmente as áreas clínicas mais relevantes neste Centro de Saúde, com material e equipamento sanitários para as mesmas aplicações do primeiro quartel do séc. XX, do tempo daquele conflito. Para tal, foi determinante e a todos os níveis inexcedível a colaboração do Museu Militar de Elvas, que ao repto lançado, desde logo se associou, na cedência das peças. Aliás, este museu possui uma extraordinária e vastíssima coleção de material sanitário que importa conhecer e divulgar.

O espólio da exposição contemplou a área médico-cirúrgica, a medicina dentária de campanha, reabilitação, evacuação, equipamento de proteção individual, malas e equipamentos de campanha do médico, entre outros, captando a curiosidade e o interesse dos muitos visitantes que no dia festivo, e ao longo das duas semanas que se seguiram se associaram ao evento.

O 125º Aniversário deste Centro de Saúde Militar de Évora foi um sucesso, para o qual contribuiu de forma indelével a evocação da Centenário da primeira Grande Guerra, destacando através de uma marcante viagem pelas peças expostas, a importância da Saúde Militar no passado, no presente e no futuro.

       

 
    

Footer
Desenvolvido para a Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da I Guerra Mundial - CDD/SG/MDN - 2013