Página Inicial

 

  Ultimo giorno di pace - II Silenzio - Portugallo

 

Memorial Virtual aos Mortos da Grande Guerra

Portugueses na Grande Guerra - 1914/1918 - ÁFRICA

Centenário da Grande Guerra - ÁFRICA

Centenário da Grande Guerra - FRANÇA

 

COMISSÃO COORDENADORA DAS EVOCAÇÕES
DO CENTENÁRIO DA GRANDE GUERRA


Entre 2014 e 2018 esta Comissão teve a missão de evocar o Centenário da Grande Guerra.

Como consta do seu propósito o seu objetivo foi:

     prestar homenagem ao sacrifício pedido ao Povo Português e em particular aos seus Soldados, que tudo deram para alcançar os objetivos que o Estado entendeu serem os adequados para a sobrevivência soberana de Portugal”

Julgamos tê-lo cumprido!

Constatamos terem havido Instituições que connosco desenvolveram projetos no sentido do proposto.

Constatamos terem havido manifestações genuínas de reconhecimento de que em muitas (quase todas) famílias houve antigos combatentes que finalmente eram falados; que muitos combatentes deixaram testemunhos que foram sendo guardados e que agora vinham a público; que há ainda memórias de silêncios que eram a forma que muitos combatentes encontraram para expressar o quão traumatizante foi para eles a Guerra.

Constatamos ainda que afinal, reconhecer que tivemos combatentes nesta guerra e noutras que se lhe seguiram, foi uma constante à qual por vezes não damos a devida importância nem sequer reconhecemos que eles, os combatentes, são sempre a expressão da nossa vontade coletiva.

Por tudo isto acreditamos que valeu a pena ter existido esta Comissão, na dependência do Ministério da Defesa Nacional, o único que assumiu como seu dever evocar os Combatentes da Grande Guerra.

E esta é outra constatação!

Parece que sempre que os Soldados de Portugal se vêm envolvidos em operações de guerra essa é uma questão dos militares e não dos Governos da Nação.

Não o reconhecer seria fugir à verdade.

Reconhecê-lo significa que há necessidade de existir um discurso, a nível politico e de educação, que nos permita conhecer, reconhecer e dignificar os que nos antecederam na defesa do que, no momento, foi tido como importante para Portugal.

Este sítio, como repositório de tudo o que fizemos na tentativa de evidenciar que há memória coletiva e de que a mesma possa ser conhecida e assumida, fica para que quem o consulte encontre forma de saber mais sobre a Grande Guerra e da nossa participação na mesma.  

O Presidente da Comissão

Mário de Oliveira Cardoso
Tenente-General
  

 

Postal da Grande Guerra

Ultimo giorno di pace -

A Comissão

Arquivos e Bibliotecas 

 

     
Footer
Desenvolvido para a Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da I Guerra Mundial - CDD/SG/MDN - 2013