Página Inicial

COMISSÃO COORDENADORA DA EVOCAÇÃO DO CENTENÁRIO DA I GUERRA MUNDIAL

 

DESPACHO DE NOMEAÇÃO DA COMISSÃO

Despacho n.º 15602/2012


Considerando o importante significado que a I Guerra Mundial teve na história contemporânea portuguesa, com reflexos sociais que excederam largamente o campo militar, bem como a sua dimensão mundial,envolvendo cerca de 30 países em vários continentes e mobilizando aproximadamente cinquenta milhões de homens em todas as frentes.
Atendendo a que a participação nacional impôs ao país pesados sacrifícios, mobilizando cerca de 160 000 efetivos distribuídos pelos Teatros e Operações africano e europeu, registando -se milhares de mortos, feridos e prisioneiros. Considerando que o prolongar dos combates e a divulgação dos sofrimentos dos combatentes e das populações civis depressa desfizeram a sensação generalizada de que se trataria de um conflito breve e sem grande significado, mas que pelo contrário conduziu a um número de perdas humanas que dramaticamente ascendeu a vários milhões.
Tendo em conta que se aproxima a data em que se assinala o primeiro centenário do início da «Grande Guerra», acontecimento que deve assim ser evocado e distinguido com um conjunto de iniciativas públicas, cujo enquadramento e programação importa antecipadamente definir.
Considerando assim ser indispensável a preparação de um programa detalhado tendo em vista a evocação nacional do Centenário da I Guerra Mundial ao longo do período 2014 -2018, em coordenação com outras entidades nacionais e internacionais, importa constituir uma Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da I Guerra Mundial.
Nestes termos determino:
1 — A Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da I Guerra Mundial terá a seguinte constituição:
Tenente -general (REF) Mário de Oliveira Cardoso, que preside;
Um representante do Chefe do Estado -Maior da Armada;
Um representante do Chefe do Estado -Maior da Força Aérea;
Um representante da Liga dos Combatentes;
Um representante da Comissão Portuguesa de História Militar.
2 — Poderão ser agregados a esta Comissão, de acordo com o desenvolvimento do programa a apresentar, outras entidades consideradas necessárias à prossecução dos objetivos definidos.
3 — Esta Comissão deve apresentar -me, até 28 de dezembro de 2012,uma proposta de programa e de orçamento para a realização e acompanhamento destas comemorações.
4 — Os elementos agora nomeados não serão remunerados pelo desempenho de funções na Comissão.
5 — A Secretaria -Geral assegura o apoio logístico e administrativo necessário ao funcionamento e aos trabalhos da Comissão.


27 de novembro de 2012. — O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Correia de Aguiar-Branco.

 

 Despacho Diário da República

 

Footer
Desenvolvido para a Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da I Guerra Mundial - CDD/SG/MDN - 2013